Petróleo
Em 2001, boa parte da produção mundial de petróleo era obtida em jazidas sob águas oceânicas. Em 1996 existiam cerca de 6.500 plataformas de exploração marítima em operação nas águas oceânicas, sendo 4 mil apenas no Golfo do México. Boa parte da produção de petróleo no Brasil é obtida de 6 bacias submarinas, pela operação de 93 plataformas.
A função principal das plataformas é perfurar poços de petróleo no fundo do mar, um tarefa equivalente a uma pessoa furar no chão um buraco de 1cm de diâmetro e 30 m de profundidade, estando no alto de uma escada de 2 m ou mais de altura.
Existem vários tipos de plataformas em uso no mundo, de concreto ou de aço, flutuantes ou fixas, que podem operar a diferentes profundidades. Uma única plataforma petrolífera pode ter mais de 40 poços.
O sistema empregado para a extração do petróleo é basicamente o mesmo em qualquer tipo de plataforma. A sonda, parte responsável pela perfuração, possui um motor que põe em movimento uma mesa rotatória, que por sua vez gira um longo tubo. Essa é a coluna de perfuração, cuja extremidade inferior