TRABALHO EPA SUPERMERCADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Aline Tayna Ferreira de Souza
Ariane Rosa Santos
Gilberto Antônio Reis
Jayme Francisco de Almeida Junior
Leandro Pereira do Prado
EMPREENDEDORISMO: EPA
Professor: Jost Rodrigues
Belo Horizonte
2014
COMO TUDO COMEÇOU
1950... Sr. Levi Esteves e Dona Geraldina Soares, gente muito simples, chegam a Belo Horizonte vindos da pequena Pará de Minas. Nascidos em São José da Varginha, moraram em Pequi, onde nasceram os filhos, e depois em Pará de Minas.
A vida difícil os obriga a mudar. Deixam para trás a simplicidade de uma morada pequena e sem conforto e a ingenuidade de toda uma vida passada em cidadezinhas não menos simples, não menos humildes que eles.
Mas, nem por estarem agora em uma cidade grande, cheia de pompas e novidades, a vida torna-se menos árdua. Muitos sonhos, muito trabalho e sacrifícios e só uma certeza: os filhos eram sua única e maior riqueza. Nina, Gil, João, Diva, José, Lauriza, Levy, Dirce, Geraldo e Marly, uma grande família.
Três meses depois de chegarem à capital, o Sr. Levi inicia a montagem e uma pequena mercearia no bairro Nova Suíça, Rua Junquilhos, 296. Ali moravam, ali pretendiam trabalhar.
SUPERAÇÃO APÓS A TRAGÉDIA
Pouco tempo depois, Sr. Levi veio a falecer em condições trágicas: vistoriando um caminhão que entregava as primeiras mercadorias compradas para a mercearia, ele perde o equilíbrio e cai. Dona Geraldina toma a frente de tudo e, junto com Gil, o filho mais velho, abre a mercearia.
Nos três primeiros anos o negócio foi mantido com grandes dificuldades porque o atacado era rigoroso com os prazos para pagamento. Inicialmente não imaginavam o quanto poderiam crescer. A única preocupação era cuidar da sobrevivência da família.
O João, nesta época, morava longe da família, em São Gotardo. Veio para Belo Horizonte e abriu um novo negócio no bairro dos Funcionários. Os filhos foram crescendo e Dona Geraldina iniciando-os, um a um, na