trabalho em word
Embora exista a divisão tradicional entre morfologia e sintaxe, sabe-se que a língua é um sistema complexo de interrelações, e, por isso, mesmo que certo vocábulo pertença tradicionalmente a uma classe gramatical, pode ser que, dependendo da necessidade comunicativa e da possibilidade de organização sintática do enunciado, essa palavra assuma o comportamento gramatical de outra. Nesse sentido, pelo menos três eixos da língua se influenciam: o morfológico, o sintático e o semântico.
Enquanto
O primeiro quesito que poderia ser tomado para comparação entre as classes gramaticais é o traço positivo ou negativo de concordância que as distribuiria em dois grandes grupos: o das classes variáveis (composto por substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome) e o das classes invariáveis (preposição, advérbio, conjunção, preposição e interjeição). Essa distinção, como já de praxe na gramática tradicional, encerra imprecisões, pois sabe-se que entre as classes gramaticais variáveis existem formas invariáveis. Isso pode ser exemplificado pelo pronome “isto”
O advérbio é uma classe de palavra que pode determinar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.
O adjetivo corresponde à classe gramatical que determina um substantivo. Isso porque, nas relações nominais, existe o termo determinante e o termo determinado. Nas relações nominais, o substantivo é o termo determinante, e o adjetivo, o termo determinado.
Tradicionalmente, a palavra “alto” é classificada como adjetivo, por aparecer na posição de determinante em relação com o substantivo. Porém, a mesma palavra pode aparecer funcionando como advérbio, como em: “Ele fala alto”, ou mesmo como substantivo, como se percebe em: “O soldado gritou para a tropa: - Alto!” (inserir nota de rodapé).
Em nível oracional, o adjetivo é a classe de palavras que pode ser transposta por uma oração adjetiva. “Compre para sua mãe um presente que dure”... Compre para sua mãe um