Projeto Biodiversidade Educação Infantil
A visão é de encher os olhos. Nesta época do ano, campos, jardins e árvores exibem flores de diferentes formas, cores e perfumes. Junto a essa beleza toda, é bem provável que você esbarre em bichinhos barulhentos e, às vezes, indesejados: as abelhas. Mas não tenha medo. Por mais que nos pareçam assustadoras e um tanto incômodas, saiba que elas fornecem muita coisa boa, como o mel, a própolis, o pólen e a geléia real, além de darem uma força para a manutenção da natureza.
2) Objetivo Principal:
Desenvolver um estudo detalhado sobre as abelhas, os chamados “insetos sociais”, que se agrupam em comunidades, nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre os seres que a compõe, todos contribuindo para um fim comum: a sobrevivência do grupo.
3) Perfil do grupo:
O grupo é composto por crianças que tem a faixa etária entre três e quatro anos, que se mostram curiosas, interessadas em obter novos conhecimentos sobre o tema sugerido.
4) Objetivos Conceituais:
Conhecer a diversidade de espécies das abelhas (nativas, africanas, européias);
Conhecer todo o ciclo evolutivo das abelhas;
Identificar as três classes principais das abelhas européias e suas funções específicas na colméia;
Conhecer como ocorre a polinização;
Reconhecer que as flores não são simples ornamentos que embelezam as plantas, mas sim um engenhoso recurso da natureza destinado a promover a propagação das espécies vegetais;
Reconhecer a função da apicultura e a importância do trabalho de um apicultor;
Desenvolver uma visão ampla sobre biodiversidade, conscientizando-se da responsabilidade que temos na preservação do meio ambiente.
5) Objetivos Procedimentais:
Produzir trabalhos de artes;
Desenvolver a capacidade criadora;
Desenhar;
Recortar e colar;
Interpretar desenhos;
Recontar histórias lidas pela professora;
Pesquisar;
Elaborar cartazes.
6) Objetivos Atitudinais: