Trabalho Em Grupo Literatura E Desenvolvimento
Aluno(s):
Ayred Antara Caicedo Torres RA: 1321826
Polo: Petrópolis
2014
Introdução
Este trabalho foi realizado para responder o questionamento, que a professora Ana Lúcia Machado da Silva, faz a respeito da proposta de Antônio Cândido, quem pensa que a literatura deveria constar nos direitos humanos. A professora faz a pergunta: Com base nessa proposta, em que a leitura de um texto literário contribui para o desenvolvimento humano?
Reflexão e comentário:
Neste rico mundo das letras, é um fato demostrado que a literatura é um bem precioso e necessário para os humanos. Ela é inerente, quer dizer, está ligada ao ser se tornando inseparável. Desta forma existem benefícios e contribuições que ela aporta ao desenvolvimento humano.
A literatura além de dar prazer, faz raciocinar, pensar e refletir. Ela nos faz mais humanos, criativos e inteligentes.
Os textos que lemos despertam no ser humano, um sem fim de relações com as quais nos identificamos ou nos causam estranheza e surpresa. Os textos dialogam entre si, de modo que quando lemos, vamos colocando em funcionamento o nosso conhecimento de mundo, agregando imaginação e nos tornando coautores. Como Borges (1972), disse:
“Dos muitos instrumentos inventados pelo homem creio que nenhum pode comparar-se, sequer de longe, com o livro, porque os outros instrumentos são extensões, mecanismos do nosso corpo. O telescópio, o microscópio, são extensões, mecanismos de nossos olhos. As armas, o arado são extensões de nossos braços (...). Como já disse, extensões do corpo: ampliaram as possibilidades do corpo humano. Por outro lado, o livro é uma extensão da memória e da imaginação”.