TRABALHO EM GRUPO Estudos Disciplinares IV
Aluno(s):
Anderson da Silva Oliveira RA: 1403832
POLO
Sorocaba- Campolim
2014
TRABALHO EM GRUPO (TG)
PROFESSORA: Cielo Festino
Pergunta: Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso;eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.
Damos o nome de operadores argumentativos a algumas palavras ou elementos linguísticos, que são apresentados na própria estrutura gramatical da frase, cujo intuito é o de indicar o poder de argumentação dos enunciados, nos textos. Estes podem introduzir tipos variados de argumentação, que nos levam para conclusões dos mais variados tipos. Nos fazem estar mais convencidos dos elementos presentes na argumentação do interlocutor. São compostos pelas classes de palavras: advérbios, conjunções, pronomes, adjetivos, locuções adverbiais e locuções adjetivas.
Podemos observar nos exemplos abaixo, alguns desses elementos de argumentação.
“Embora muitos jovens que trabalham frequentem a escola, poucos conseguem concluir os oito anos de escola básica.” Nesse enunciado, o elemento argumentativo que podemos identificar, trata-se da conjunção embora, que introduz argumento que se contrapõe ao exposto na oração seguinte.
“No Brasil ainda há várias crianças fora da escola.
Nesse enunciado, o operador argumentativo em destaque, é o advérbio ainda, que orienta o interlocutor no sentido de inferir algo que está pressuposto: que, antes do momento da enunciação, já havia crianças fora da escola.
Tipos de operadores argumentativos
Operadores que introduzem argumentos que se somam a outro, tendo em vista uma mesma conclusão: e, nem, também, não só... mas também, não só ...mas ainda, além disso, etc. Operadores que introduzem enunciados que exprimem conclusão em relação ao que foi expresso anteriormente: