Trabalho Em Grupo 2
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: 4
1.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 5
1.3 SIMULAÇÃO EMPRESARIAL 11
1.4 LOGISTICA 12
2 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
O consumo de erva mate teve início com povos indígenas que a consumiam antes de irem para a batalha pois ela contém cafeína, que ajuda a manter alerta e da disposição. O nome cientifico é Ilex paraguariensis e suas propriedades benéficas ainda hoje estudadas. Tendo seu consumo maior na região sul do país e sendo a nossa região considerada a capital da erva mate. O trabalho é sobre a empresa ERVATEIRA MARACANÃ, ela tem 50 anos de atuação, sua praça de venda sendo mais atuante no centro sul do estado do Paraná.
DESENVOLVIMENTO
1.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:
1.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A empresa produz erva mate e chás, sua política é a para estoque (empurrado), a capacidade máxima de produção da empresa mensalmente é de 48.000 kg. A sua matéria prima exige um planejamento de colheita, pois existe meses certos para a colheita da matéria prima, atualmente trabalham sem ociosidade pois no sistema empurrado a fabricação para estoque não para o ano todo.
Como a empresa é do sistema empurrado ela conta com um representante comercial que visita seus clientes varejistas e faz os pedidos que posteriormente serão entregues pela área de logística.
A matéria prima do processo produtivo da empresa é a erva mate, seu nome cientifico é Ilex paraguariensis.
As folhas da erva mate são recebidas no galpão de armazenagem onde posteriormente será tirada a umidade através da secagem.
No processo produtivo de secagem, a erva é levada através de uma esteira para um tonel de sapecagem, onde é utilizado a madeira como forma de combustão.
A erva passa por uma rápida sapecagem onde ela perde em média 30% de sua umidade.
Após passar pela primeira sapecagem no primeiro tonel a