TRABALHO EM GRUPO 2
Aluno(s):
Michelle da Silva Prado Oliveira RA 1419998
Luana Motta de Almeida RA 1409481
Maria Lucia Ferreira Lopes RA 1419459
Mirella Carla da Silva Ribeiro RA 1403736
Marta M. de Araújo Silva RA 1412012
Gisely de Camargo Seixas RA 1409510
POLO
FREGUESIA DO Ó.
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Ao longo da história a educação passa por grandes transformações.
Estudar a história da educação é muito importante para compreender os acontecimentos atuais.
Em cada tempo a educação atendeu a determinados objetos, que correspondiam a visões do homem e de mundo.
Tudo começou nos povos primitivos, onde a educação era informal, acontecia de forma natural e espontânea, passada de pai para filho através da pratica e da vivencia diária. A educação era instrumento central para a sobrevivência do grupo.
Depois dessa fase entra-se na época neolítica, onde nascem as primeiras civilizações agrícolas, os grupos se tornam sedentários, cria-se uma divisão de trabalho entre homens e mulheres. Nesse período tivemos uma revolução educativa. Produz o incremento dos locais de aprendizagem e de adestramento especifico, nas diversas oficinas artesanais ou algo semelhante.
No Egito a educação era privilégio das castas superiores, educação de classes. Geralmente existia um responsável pela educação, normalmente eram os escribas ou sacerdotes, a educação era baseada em livros sagrados, textos de leitura sapiencial.
Na Grécia a educação teve quatro períodos: Heroica (poemas homéricos), Cívica (Atenas e Esparta), Humanista (Sócrates, Platão e Aristóteles) e Helenística.
Figura 1 - A escola de Atenas, Rafael Sânzio. Fonte: www.historia-da-educacao.blogspot.com.br
Na Roma Antiga a educação tinha caráter pratico, familiar e civil, destinada a formar civis romanus, superior aos outros povos pela consciência do