TRABALHO EM ALTURA
Dia 14/04/2015 nossa turma de Laboratório de Técnicas I visitamos o canteiro de obras da Construtora Rotta Ely no bairro Teresópolis em Porto Alegre. Nos deparamos com um investimento de duas torres de quase 300 apartamentos residenciais em executação. Fomos muito bem recebidos pelos responsáveis da obra que consequentemente nos mostraram o que realmente estavam construindo, bem como os estagios da obra.
O foco da visita à obra foi justamente obter informações sobre a importância e a necessidade de usar andaimes, no caso da obra, o andaime utilizado foi o fachadeiro.
ROTTA ELY
A Rotta Ely é uma construtora e incorporadora que possui diversos empreendimentos no Rio Grande do Sul, em cidades como Porto Alegre, Gramado e Canela.
TRABALHO EM ALTURA
Uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais se deve a eventos envolvendo quedas de trabalhadores de diferentes níveis.
Os riscos de queda em altura existem em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas.
Nos aspectos da gestão de segurança e saúde do trabalho para todas as atividades desenvolvidas em altura com risco de queda deve ser planejada, a fim evitar a exposição do trabalhador ao risco, na execução do trabalho ou mesmo por medidas que minimizem as suas conseqüências, quando o risco de queda com diferença de níveis não puder ser evitado.
ANDAIMES FACHADEIROS
Andaimes fachadeiros são indicados para obras de médio grande portes, são basicamente formados por quadros tubulares contraventados por diagonais em “x”. Os encaixes simples dispensam o uso de ferramentas especiais na montagem do sistema, que possibilita reforma e construção de fachadas por meio da configuração de plataformas nas quais os operários se deslocam. A segurança e eficiência do sistema – aparentemente simples de ser executado – dependem, no entanto, de um projeto adequado, mão de obra