Trabalho em altura
CLIENTE: CONDOMÍNIO DO EDF.
Este relatório trata da análise do estado atual de conservação amostral de elementos da superestrutura e fundação do Edf. Deolinda Silvestre, situado na Rua da Glória, Casa Caiada, Olinda.
O trabalho descreve as características da edificação, vistorias realizadas, análise dos ensaios e resultados encontrados, recomendações sugeridas para as atividades de intervenção e, por fim, registro fotográfico.
2. Descrição do edifício e histórico da obra
A edificação apresenta configuração estrutural reticulada, apoiada em pilares, vigas e lajes de concreto armado, com vedações em bloco cerâmico de alvenaria, e possui configuração arquitetônica tradicional, com os cômodos principais de conforto voltados para o lado leste
(nascente), e os cômodos de serviço (caixa de escada, cozinha, área de serviço etc.) para oeste
(poente) e norte.
Segundo informações colhidas no local com pessoal técnico envolvido na execução do prédio, as obras de construção foram iniciadas no final de 2001, com a cravação de estacas metálicas com cerca de 18 metros de profundidade, agrupadas em blocos de coroamento de concreto próximos ao nível do terreno. A obra teve as suas atividades paralizadas no início de 2004, momento em que já haviam sido executadas 6 lajes de concreto, bem como parte das suas alvenarias de fechamento, especialmente aquelas situadas na periferia (Foto 1). Em todos os apartamentos da edificação ainda não foram executados os revestimentos de piso e paredes das áreas molhadas (banheiros, cozinhas e área de serviços), o mesmo no tocante à fachada.
A edificação tem formato retangular, com 5 (cinco) linhas de pilares na direção transversal, das quais duas são voltadas para as fachadas norte e sul, e as demais distanciadas regularmente no região central do prédio. Cada linha possui 4 (quatro) pilares de seção retangular, formando 5 (cinco) vãos de, aproximadamente, 8 metros de comprimento.
RLT HB - 001 09