Trabalho eletricidade e magnetismo
I – HISTORIA DA ELETRICIDADE
1. Eletricidade 1.2. Carga elétrica 1.3. O que é eletricidade
1.4. Força elétrica 1.5. Lei de Coulomb
1.6. Corrente elétrica
1.7. Teoria elétrica da matéria
II – HISTORIA DO MAGNETISMO 2. Magnetismo
2.1. O que é magnetismo
2.2. Fundamentos físicos
2.3. Tipos de magnetismo
2.4. Magnetismo terrestre
III – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE MAGNETISMO ELETRICIDADE
3. Semelhanças
3.1 Diferenças
IIII – CONCLUSÃO
IV - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
I - HISTORIA DA ELETRICIDADE
1. Eletricidade
A eletricidade foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.
Do âmbar (gr.élektron) surgiu o nome eletricidade. No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca. Meio século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos .
1.2. Carga Elétrica
Âmbar é um mineral translúcido, quase amarelo. Próximo do ano 600 AC., os gregos descobriram uma peculiar propriedade deste material: quando esfregado com um pedaço de pelo de animal, o âmbar desenvolve a habilidade para atrair pequenos pedaços de plumas. Por séculos essa estranha e inexplicável propriedade foi associada unicamente ao âmbar.
Dois mil anos depois, no século XVI, William Gilbert provou que muitas outras substâncias são "elétricas" (palavra originária do termo em grego para âmbar, elektron) e que elas podem apresentar dois efeitos elétricos. Quando friccionado com peles o âmbar adquire uma "eletricidade de resina", entretanto o vidro quando friccionado com a seda adquire o que eles chamaram de