gladiador
De acordo com os dados retirados do filme “O Gladiador” do vídeo “Mudança de Valores” e da entrevista a coordenadora pedagógica da escola,ela pontuou algumas considerações: trabalho coletivo, saber trabalhar em equipe, afinal o que queremos é que na escola seja feita uma gestão participativa e democrática, ser articulador e mediador dos segmentos, buscando a maior interação possível com esses grupos em favor do desenvolvimento de sua escola. Que tenha iniciativa e firmeza de propósito para realização de ações, uma pessoa sempre disposta a estimular e ser conhecedor dos assuntos técnicos, pedagógicos, administrativos, financeiros e legislativos.
Ter espírito ético e solidário, que seja conhecedor da realidade da escola, além deve entender o contexto da sociedade em que a escola está inserida, conhecer o meio onde os alunos vivem, entender suas famílias e descobrir os problemas que cercam a escola e também os pontos positivam existente envolta dela. Deve também ter compromisso na elaboração e execução das políticas públicas e, além de acreditar, deve repassar para os outros, esse seu entusiasmo. O gestor do futuro tem que ter liderança democrática e capacidade de mediação. Sabemos que estamos sendo repetitivos, mas o diretor para poder dirigir a escola precisa saber ouvir a todos, dividir responsabilidades e ser capaz de mediar conflitos e oposições. Somente assim é que ele irá construir uma gestão democrática e participativa e principalmente capaz de auto-avaliar e promover a avaliação do grupo.
E saber resolver problemas: a coordenadora deve ser capaz de ver, ouvir, sentir o problema no momento e no local onde está acontecendo, sem fugir dele e sem tentar adiar a sua solução. Os problemas sempre irão existir e o diretor deve dar encaminhamento a eles, procurando resolve-los de forma definitiva e não tomando medidas paliativas que somente acobertem o problema naquele momento, permitindo que mais tarde eles se repitam. Sempre busque a