O DESENVOLVIMENTO DA ELETRICIDADE E DO ELETROMAGNETISMO
Carlos Augusto Araujo Filho1 Danillo Mello da Cunha Cardim2 Valberto de Jesus Sousa 3
RESUMO
Uma das chaves para a evolução humana é o entendimento das forças fundamentais da natureza, dais quais somos limitados em agir, com isso o estudo do eletromagnetismo se torna de grande relevância, e a evolução desse conhecimento é abordada de forma mais clara possível em nosso estudo. Desde o estudo separado entre forças elétricas a unificação das forças magnéticas e elétricas, unificada por Maxwell é contada neste texto o árduo caminho percorrido pelos pesquisadores em desvendar os fenômenos eletromagnéticos.
Palavras-chave: Eletricidade. Magnetismo. Eletromagnetismo.
1 INTRODUÇÃO
As informações aqui presentes oferecem um panorama geral acerca da evolução da forma de se pensa sobre eletricidade e eletromagnetismo, mostrando a gradativa substituição da interpretação filosófica para uma interpretação cientifica, objetivando, deixa clara a importância de tais evoluções nos dias atuais.
Para tanto, através de pesquisa exploratória bibliográfica, o trabalho parte de uma perspectiva histórica, alegando os principais fatos e personagens que contribuíram significativamente para a evolução da eletricidade e do eletromagnetismo.
2 FORMAÇÃO DOS CONCEITOS, OS PRIMÓRDIOS DA ELETRICIDADE E DO ELETROMAGNETISMO.
Assim como a maioria das descobertas, coube aos gregos o primeiro contato com o que viria a se tornar o conceito de eletricidade e eletromagnetismo. Descrita por Lucretius (99-55a.C.), que narrava a história de um pastor de ovelhas que ficou impressionado com uma pedra que atraia a ponta de seu cajado. “A palavra grega para magnetita, mineral de óxidos de ferro, é derivada da palavra magnete que é referida por Lucretius, a Magnésia na Ásia menor, onde foi encontrada