Quais Os Benef Cios Do Magn Ticos
INTRODUCAO
CONCLUSAO
Vários foram os cientistas que colaboraram para avanço nas teorias do magnetismo, entre eles podemos destacar Hans Christian Orsted e Michal Faraday. Mas, a grande transformação do magnetismo foi realizada pelo matemático James Clerk Maxwell que, com suas equações, conseguiu unificar a eletricidade e o magnetismo dando origem ao eletromagnetismo.
Magnetismo é a denominação dada aos estudos dos fenômenos relacionados com as propriedades dos imãs. Os primeiros fenômenos magnéticos foram observados pelos gregos, em uma província chamada Magnésia.
Por volta de 1269, Pedro o peregrino começou a explicar a mágica, ele observou que toda magnetita se fosse deixada rodopiando livremente apontaria sempre pela mesma direção. Observou também que a rocha era capaz de transferir seu poder magnético para uma simples agulha de ferro. Assim surgiu a bússola (que se baseia na interação do campo magnético de um imã (a agulha da bússola) com o campo magnético terrestre), instrumento que exerceu papel importante nas grandes viagens e descobrimentos que se realizaram na época, gerando um maior interesse pelo magnetismo.
No inicio do século XVI, Willian Gilbert, observou que Ferro quente ao ser malhado gera magnetismo e que uma agulha magnetizada flutuando na água não apenas apontava par ao norte, mas também como também se inclinava em direção a terra. Gilbert foi o primeiro a aplicar métodos científicos no estudo do magnetismo e é creditado como o primeiro descobridor de que a Terra é um grande imã. Seus esforços separando a diferença entre cargas elétricas e cargas magnéticas, trouxe os fundamentos para a ciência da eletricidade e do magnetismo.
O próximo grande passo para o estudo do magnetismo ocorre em 1785 quando Charles Coulomb publicou a lei dos pólos inversos de atração e repulsão, entre cargas elétricas e pólos