Trabalho Ed Fisica
ALUNAS:
EDUARDA L. CUNHA
JAINE M. ZOPELAR
JAQUELINE F. TERRES
NATHALIA H. MARTINI
TRABALHO DE ED. FÍSICA
JAGUARIAÍVA
2015
“Relação “cintura-altura” é ‘mais precisa do que o IMC.”
A medida de sua cintura não deve ser maior do que a metade da medida de sua altura, de acordo com especialistas que afirmam que ter uma cintura muito grande pode reduzir drasticamente a sua vida útil.
Medir a relação da cintura de alguém à sua altura é melhor maneira de prever sua expectativa de vida do que o índice de massa corporal (IMC), o método utilizado pelos médicos quando julgam saúde e risco de doença, disseram pesquisadores.
O IMC é calculado como o peso da pessoa em quilos dividido pelo quadrado da sua altura em metros, mas um estudo constatou que a medida mais simples de cintura contra altura produziu uma previsão mais precisa da vida.
Pessoas com a maior relação cintura-altura, cujas cinturas mediam 80 por cento de sua altura viveram 17 anos menos do que a média.
Mantendo a sua circunferência da cintura a menos da metade de sua altura pode ajudar a prevenir o aparecimento de doenças como doença cardíaca e acidente vascular cerebral e diabetes além de acrescentar anos à vida.
As crianças, em particular, podem ser examinadas a partir de cinco anos usando a relação cintura-altura para identificar aqueles com maior risco de obesidade e de doenças graves de saúde mais tarde na vida, foi alegado.
Pesquisadores da Oxford Brookes University examinaram dados sobre pacientes cujo IMC e a relação cintura-altura foram medidos em 1980.
Vinte anos depois, as taxas de mortalidade entre o grupo eram muito mais intimamente ligadas ao início da relação cintura-altura dos participantes do que o seu IMC, sugerindo que é uma ferramenta mais útil para a identificação de riscos à saúde em um estágio inicial.
Ao comparar as expectativas de vários grupos de pessoas de vida em diferentes proporções cintura-altura, eles foram capazes de calcular