Trabalho ECA Filme De Cora o Partido
Professora: Isete Evangelista Albuquerque
Disciplina: Direito da Criança e do Adolescente
Turma: 7.DIN-A
Acadêmicos:
Fernanda Guedes Marques
Larissa de Souza Lago
Paulo César Dinelly Coelho
Análise do filme “De Coração Partido”.
O filme retrata a situação de uma criança em meio ao conflito entre duas famílias as quais lutam para ter a sua guarda integral.
De um lado, há os pais biológicos da criança, com histórico conturbado em busca de uma nova chance. Do outro, pais com condições financeiras estáveis e ambiente familiar estruturado e saudável.
Tendo em vista as condições exigidas para colocação em família substituta no caso de adoção, que são a preferência pela família extensa, o que no caso em questão não foi possível, houve a integração da criança a família de mesma nacionalidade, que atendia os critérios de adoção exigidos pela justiça, em que a mãe biológica Wendy concordou com os termos da adoção.
Nesse contexto, a criança estabeleceu um vinculo com os pais adotivos, em que nutria forte afeição e carinho, recíprocos, atingindo os fins a que a adoção se destina, priorizando o melhor interesse da criança, caso em que a adoção foi proferida por trazer reais vantagens ao adotado.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que a adotado detêm o direito de conhecer suas origens biológicas após os dezoito anos, sendo assegurado ao menor de dezoito anos a orientação e assistência jurídica e psicológica, o filme retratou uma situação em que a criança não sabia da sua situação enquanto adotado, em que foi revelado de maneira abrupta e errônea, pois poderia abalar o seu psicológico, em que a melhor forma seria por meio de uma conversa cuidadosa, visando menores danos a criança.
O ECA visa a manutenção da criança e adolescente em ambiente favorável ao seu desenvolvimento, por ser considerada a sua condição peculiar de pessoa em processo de desenvolvimento, em que se o ambiente oferecer riscos ensejará intervenção do Estado, no caso do