Trabalho Due Dilligence
GUSTAVO DINIZ PALHARES
THAÍS DE OLIVEIRA HECK
CONTROLADORIA ESTRATÉGICA
O que é Due Dilligence?
CURVELO, MG
2015
SUMÁRIO
1 O que é Due Dilligence 3
2 Como realizar a Due Dilligence? 3
3 Regras para composição da Due Dilligence 6
4 Conclusão 8
5 Referências 8
1 O que é Due Dilligence
Due Dilligence é um método usual para a avaliação de empresas para avaliar a viabilidade de fusão, aquisição ou expansão. Este método refere-se à investigação completa de um negócio, podendo ser considerado também como uma auditoria financeira, contábil e operacional que realizará testes complementares para comprovação dos resultados demonstrados nos últimos arquivos financeiros da empresa e/ou do projeto que esta em negociação, além de ser utilizado como um objetivo de avaliar se os resultados da empresa demonstrados em balanços, DRE e controles são verídicos.
A característica principal dos trabalhos de Due Diligence é a apuração do real valor do patrimônio da empresa que se está adquirindo, através de revisões e análises detalhadas das contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado.
Este molde de avaliação abrange várias áreas de atuação dentro da organização de uma empresa, iniciando pela análise da estrutura do negócio, efetuando a avaliação contábil e financeira, tributária, trabalhista, societária, ambiental e os sistemas de informação. Além destas áreas também abrangerá processos judiciais e administrativos, certidões de diversas áreas e repartições Estaduais, Federais e Municipais, contratos com obrigações a vencer, enfim, tudo aquilo que possa interferir no valor do Patrimônio Líquido de uma Sociedade, contingenciando o presente e futuro da empresa.
Em resumo, a Due Dilligence poderá dividir-se em quatro momentos:
a) Venda ou aquisição de um negócio.
b) Captação de recursos para financiar projetos de longa maturação.
c) Elaboração de planos de liquidação de empresa.
d) Processo de