Texto Tecnico Sistema Predial de Esgoto Sanit rio ATUAL 1
SANITÁRIO E VENTILAÇÃO
INSTALAÇÕES PREDIAIS
Prof. Carlos César Gumier
2012
1.
CONSTITUIÇÃO DOS SISTEMAS PREDIAIS DE ESGOTOS SANITÁRIOS
1.1 Subsistemas do SPES
O SPES é constituído pelos subsistemas:
a) Subsistema de coleta e transporte dos esgotos sanitários
b) Subsistema de ventilação
Um esquema geral do SPES está representado na figura 13 abaixo:
descargas
Tubo de queda Ramal de descarga
Coluna de ventilação
subcoletor
Figura 13 – Esquema geral do SPES
O subsistema de coleta e transporte é um conjunto de aparelhos sanitários, tubulações e acessórios destinados a captar os esgotos sanitários e conduzi-los a um destino adequado. As linhas contínuas da figura 13 representam este subsistema. Com a função básica de coletar os despejos, os aparelhos sanitários devem propiciar uma utilização confortável e higiênica por parte do usuário, assim como estarem devidamente integrados ao SPES. Neste sentido, o estudo do comportamento do usuário e das características das descargas torna-se importante.
Já os desconectores tem por função, através de um fecho hídrico próprio, vedar a passagem de gases oriundos das tubulações de esgoto par ao ambiente utilizado. Tal contenção ocorre através da manutenção do referido fecho hídrico por meio do controle das ações atuantes sobre o mesmo. Entre estas ações vale citar a auto-sifonagem, a sifonagem induzida, a sobrepressão e a evaporação como fatores importantes a serem
considerados para concepção, projeto e dimensionamento de todo o sistema de ventilação. Quanto às tubulações do sistema, as mesmas compreendem os ramais de descarga e de esgoto, tubos de queda, subcoletores e coletores. Para dimensionar estas tubulações que efetivamente transportam os despejos coletados, diversos parâmetros devem ser considerados, entre eles, vazão, declividade, velocidade crítica. Os valores destas variáveis devem atender as várias condições especificas de grande importância para o desempenho adequado do SPES.