ana paula
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 6º SEMESTRE
CAMPUS BARÃO
ANA PAULA FERREIRA DOS SANTOS
SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA.
Cuiabá/MT
2015
ANA PAULA FERREIRA DOS SANTOS
SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA ASSISTÊNCIA.
Estudo Dirigido apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade de Cuiabá para obtenção de nota referente à disciplina Serviço Social na Área de Assistência sob a orientação da Prof.ª Lenil Figueiredo
Cuiabá
2015
QUESTÕES
1) O que é família e qual a importância da matricialidade sócio familiar para a politica de assistência?
R: A família é uma unidade de reprodução social, incluindo a reprodução biológica, a reprodução de valores e uso e consumo, inserida em determinado ponto de estrutura social, definindo a partir da inserção de seus provadores na reprodução.
Matricialidade sócio familiar se refere à centralidade da família como núcleo social essencial fundamental para a efetividade de todas as ações e serviços da politica da assistência social. Seu objetivo é a centralidade na família, garantindo a sua sobrevivência, o acolhimento de suas necessidades e interesses no convívio familiar.
2) Quais os modelos de família existente no contemporâneo, na realidade brasileira? Aponte-as e as conceitues.
R: São vários tipos de família existentes, são elas: Família nuclear, que são famílias formadas por pai, mãe e filhos biológicos, ou seja, famílias formadas por apenas duas gerações.
Famílias extensas: são as famílias formadas por pai, mãe, filhos, avós e netos ou outros parentes, isto é, a família formada por três ou quatros gerações.
Famílias adotivas temporárias: são famílias (nuclear, extensas ou qualquer outra) que adquirem membro, mas temporariamente.
Famílias de casais: são as famílias formadas apenas pelo casal sem filhos.
Família monoparentais: são famílias chefiadas só pelo pai ou só pela mãe.
Família de casais homossexuais com ou sem criança: são as famílias