Trabalho dos 5 S
Rafael Duarte Oliveira.
1 Mecânica B
Introdução:
O Programa 5S firmou-se na década de 50, mais precisamente no Japão, tendo origem em 05 palavras japonesas que se iniciam com S, que são: SEIRI,
SEITON, SEISOU, SEIKETSU, SHITSUKE.
Na prática, os japoneses perceberam que um conjunto de normas em favor da organização melhora sensivelmente a qualidade de vida diária. Na vida das Empresas, a incorporação dos 5 S’s significa maturidade e sinal verde para a implantação do programa de qualidade ISO 9000 ou de qualquer outro.
Já no Brasil, o Programa 5S, iniciou-se formalmente em maio de 1991, com a finalidade de disseminar os conhecimentos desta metodologia em muitas empresas que tinha como meta a criação de um ambiente para a Qualidade Total, por meio de um processo de melhoria contínua.
É importante lembrar primeiramente que programa não é uma simples tradução das palavras japonesas. Ele está conceituado em sensos, isto é, está baseado na mudança comportamental de cada um dos envolvidos.
E que, ao ser implantado, deve-se realizar uma análise do contexto social, para que este esteja realmente adaptado à organização e onde quer que seja aplicada, uma vez que ele trás consequências visíveis à autoestima, ao respeito para com o semelhante, para o meio ambiente e para com o crescimento pessoal.
Ele é um conjunto de atividades, apoiado em bases filosóficas, onde existe a participação de todos para promover a transformação do local de trabalho em um ambiente sem desperdício, organizado, limpo e saudável, resumindo ambiente seguro e confortável.
O Programa 5S é uma prática para organizar, arrumar, manter limpo, padronizar o local de trabalho e auto disciplinar-se, visando à melhoria da Qualidade na empresa e da Qualidade de Vida dos seus Colaboradores.
Este programa aborda aspectos físicos (coisas), intelectuais (métodos), sociais (atitudes).
QUAIS SÃO OS 5S’s (OS CINCO SENSOS):
Os