Trabalho Dom Casmurro
DOM CASMURRO
Guarulhos
2014
Luiza da Silva Batinga
Matheus Barbosa Macario
Estudo da Obra Literária Dom Casmurro de Machado de Assis.
Trabalho apresentado pelos alunos do 3º ano (E.M) a Prof. Flávia,para obtenção parcial de nota avaliativa do 2º bimestre da disciplina de Português.
Guarulhos
2014
Resumo-Movimento Realismo
Este livro faz parte da trilogia Machadiana, junto com Quincas Borbas e Memórias Póstumas de Brás Cubas, e faz parte da sua secunda fase – a Realista. Costuma-se classificá-lo como um romance Psicológico. A Narração é feita em primeira pessoa pelo narrador personagem (Bentinho) que procura “atar as duas pontas da vida” contando sua trajetória e tentando nos convencer de como se tornou o Dom Casmurro. Entre os principais personagens estão: Dona Maria (mãe de Bento), José Dias (agregado), Capitolina (Capitu – grande amor de Bento), Escobar (melhor amigo de Bentinho).
Na primeira parte do livro o lirismo é bem presente, pois trata-se da infância e adolescência de Bentinho. Capitu mostra-se sempre inteligente, audaciosa e viva, como o próprio narrador diz: “Capitu era duas vezes mais mulher do que eu era homem”.
Dona Maria tinha prometido que o filho seria padre se nascesse com saúde. Bentinho nasce, o pai morre e a mãe retarda ao máximo enviar o menino ao seminário. Nesse tempo ele se torna grande amigo de Capitu, sua vizinha, e apaixona-se. Como não queria ser padre pede ajuda a José Dias, que dá a idéia de enviar um dos negrinhos para o seminário, o que agrada a todos.
Já moço forma-se advogado na Europa, volta e casa-se com Capitu. Escobar amigo desde a infância, se casa com Sancha, melhor amiga de Capitu – os casais ficam muito amigos e íntimos. Após certo tempo, Capitu tem um filho (muito parecido com o amigo) e Bento mostra-se cada vez mais ciumento, até que um dia Escobar vai nadar no mar de ressaca e morre afogado. No funeral Bento vê Capitu olhar fixamente ao