Trabalho Dois
Carlos Wizard Martins, brasileiro, nascido em Curitiba/PR, de família humilde onde seu pai era caixeiro viajante, motorista de caminhão e sua mãe uma simples costureira, Carlos como filho mais velho ajudava a mãe nos afazeres domésticos e a cuidar dos irmãos mais novos. Também tinha a religiosidade como uma missão. Quando tinha 12 anos sua família filiou-se a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e já demonstrando interesse em aprender novos idiomas, aprende inglês com os missionários mórmons. Com muito sacrifício realiza aos 17 anos o sonho de conhecer os Estados Unidos e viaja com apenas 100 dólares no bolso.
Passou então 2 anos nos Estados Unidos , e aos 19 anos de idade seguiu em uma missão religiosa para a igreja dos Mórmon em Portugal, ficando lá por mais dois anos fazendo trabalhos voluntários. Aos 21 casa-se com Vânia Pimentel. Aos 26 é aceito pela Universidade Brigham Young localizada em Utah, nos Estados Unidos onde forma-se em Ciências da Computação e Estatística. Foi naquele período que dentro do Campus da Universidade ele é apresentado a uma metodologia de ensino que permitia jovens em apenas 8 semanas expressarem-se livremente num segundo idioma, essa metodologia era denominada MTC( Missionary Training Center ).
Nessa época Carlos passou a conviver com milhares de jovens, que em apenas oito semanas de aulas, conseguiam expressar-se livremente num segundo idioma. Logo Carlos percebeu que um adulto não precisa levar "meses ou anos" para aprender outra língua, mas sim algumas "semanas".
Após se forma em Ciência da Computação e Estatística pela BYU, estagiou por um ano em Cincinnatti, Ohio, na Champion International, empresa de papel e celulose. Depois foi transferido para a filial brasileira, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Para complementar o salário mensal da família, Carlos passou a dar aulas de inglês à noite, após o expediente, na sala de sua própria casa. Com uma metodologia de conversação inovadora, o