Estudo de caso de dois acidentes do trabalho investigados com o método de árvore de causas
Autores: Maria Cecília Pereira Binder
Ildeberto Muniz de Almeida
Belo Horizonte
2014
1- Enumerar os fatores deixados de lado, de acordo com seu componente (falar sobre o texto grande e colocar os que tem no texto e a gente não colocou)
No caso do Sr. G houve diversos fatores que levaram a ocasionar o acidente Pode ser observado no artigo alguns fatores que possivelmente foram as causas do acidente, considerando que não foi um ato um seguro. Dentre esses fatores destaca-se a redução do número de funcionários decorrente da diminuição do número de encomendas, e a empresa monta sua estrutura a partir da quantidade de encomendas. Devido a um aumento repentino do número de encomendas feitas a empresa, há uma mudança nas funções dos funcionários, considerando este fato, o Sr. G que atuava há cinco anos como soldador,foi colocado para trabalhar como serralheiro,sem que lhe fosse dado um treinamento ou instruções necessárias para desempenhar determinada função. Além disso, pode ser levado em consideração que o material de trabalho utilizado por ele estava obsoleto e não era submetido a manutenções preventivas. O material que lhe fora dado,entrou em pane e houve uma troca por uma outra furadeira que servia para furar chapas,e o Sr. G a utiliza para furar peças. A mesma apresentava defeito, e o funcionário, que trabalhava frente ao equipamento, colocou o seu braço para travar a peça. No artigo, não menciona a utilização de equipamento de segurança. No dia seguinte, o Sr. G chega ao trabalho e não é informado sobre o conserto da furadeira que será utilizada por ele,seguindo os procedimento do dia anterior,ocorre o acidente e ele sofre uma contusão torácica e fratura duas costelas.
2- Enumerar os fatores apontados e que não foram apontados no texto, de acordo com seu componente (Colocar os fatores que nós colocamos a mais e que não estão no