Trabalho Doencas ocupacionais
DOENÇAS OCUPACIONAIS
Taquara
2014
Sumário
1 Introdução 3
2 História das doenças ocupacionais 4
2.1 História no Brasil 5
3 Definições medicina ocupacional 5
3.1 Doenças ocupacionais 6
4 Dados dos colaboradores envolvidos 6
4.1 Dados do colaborador “JG”. 6
4.2 Dados do colaborador “CS”. 7
5 Dados da empresa contratante “FRZ” 7
6 Dados do serviço executado 8
7 O Acidente 8
8 Considerações finais do acidente 9
9 Defesa da empresa “CMI” 9
10 Conclusão 11
1 Introdução
O estudo apresentado neste trabalho consiste dar uma visão sobre doenças relacionadas ao trabalho bem como suas relações com o nosso dia a dia e sua prevenção.
Contudo, apresento apenas uma parte do conceito histórico e da vasta gama de doenças relacionadas ao trabalho que está cada vez mais presente nos dias de hoje.
2 História das doenças ocupacionais
Apesar de se ter conhecimento da relação doença / trabalho desde os primórdios dos registros da civilização humana é relativamente recente o aprofundamento no tema.
Em 400 A.C., Hipócrates (460 A.C.-370 A.C.), considerado o pai da medicina, mencionou as primeiras doenças ocupacionais – intoxicação por chumbo devido ao trabalho de mineradores em minas de estanho.
Já em 1700, o italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714), considerado pai da medicina do trabalho escreveu o livro Morbis Artificum Diatriba (doenças do trabalho), onde descreve várias patologias referente a cerca de 50 ocupações relacionando-as com os locais de trabalho.
Porém já antes da publicação de Bernardino já existia uma sociedade de homes e mulheres escravos livres que auxiliavam em funerais de trabalhadores e na assistência das vítimas de doenças ou acidentes.
Cerca de 60 anos após a publicação deste livro inicia-se na Inglaterra a revolução industrial, onde se teve em 1802 a primeira lei de proteção aos trabalhadores, Lei de saúde e moral de aprendizes, estabelecendo um limite de 12 horas de