Trabalho -doces típicos no brasil
Osdoces do Brasilsurgiram noperíodo colonial, em especial a partir doséculo XVIII com a instalação em larga escala dosengenhos de açúcar no país.
Antes da instalação dos engenhos, as primeiras sobremesas legitimamente brasileiras foram as frutas tropicais, tais como manga e carambola, regadas a mel. A banana com laranja foi a principal sobremesa durante o início do período colonial; podendo-se destacar ainda, nesta época, agoiabada, a cajuada, a cocada, a tapioca e omerengue, sendo populares também a banana assada ou frita com canela.
A partir do advento do açúcar, surgiu a calda e, com ela, as compotas de frutas que eram descascadas e cozidas pelos escravos.[2] Os religiosos portugueses mantiveram as receitas à base de ovo que preparavam em seu país de origem, mas acrescentando ingredientes brasileiros.[2] Assim surgiram doces como quindim,papo-de-anjo, ambrosia, bom-bocado, manjar epudim. A utilização dos ovos se dava devido ao fato de que Portugal foi o principal produtor da Europaentre os séculos XVIII e XIX.
A partir desse momento, em cada região do paísforam se desenvolvendo receitas típicas de acordo com o alimento que era encontrado em abundância em cada lugar.[2] Assim, o hábito de se comer determinados tipos de doce passou a fazer parte dos costumes locais, fazendo das sobremesas parte importante da culinária brasileira.
Compotas e doces do Cerrado
Em Goiás, além dos celebrados versos, Cora Coralina era bem conhecida por seus doces. Frutas do cerrado, abóbora, figos e laranjas eram glaceados em pesadas receitas que levavam muito açúcar, ovos e, pasmem, banha de porco. O açúcar tão abundante por aqui suavizava os amargos e azedos, transformando as frutas em pequenos bocados de puro prazer
Pé-de-moleque
Açúcar derretido com amendoim torrado – uma receita muito simples, porém deliciosa. E se não há dúvidas quanto o sabor, há dúvidas quanto a origem do nome do doce: uns dizem que é por parecer o calçamento irregular de