Trabalho Do Livro Resumo
A história começa quando uma terrível “doença” afeta Sherlock Holmes. A proprietária de seu apartamento – Sra. Hudson – resolve consultar um médico, pois o caso de Holmes parecia ser muito grave, mas ele, muito teimoso, não deixou. Sra. Hudson, muito insistente, ligou para o Dr. Watson – o amigo mais confiável de Holmes – que foi o mais rápido possível. Chegando lá, a proprietária explicou a situação de Sherlock. Watson, como sempre, preocupado foi examinar o amigo, mas ele não deixou.
Então, o Doutor pergunta ao amigo doente se pode chamar um médico e de novo, Holmes não aceita a ajuda e obriga Watson à esperar lá até às seis horas da tarde. Nesse tempo, Watson encontra uma caixinha de marfim preta e branca e decide pegá-la para examinar mais de perto quando... Holmes dá um enorme grito mandando o doutor largar a caixinha imediatamente.
Depois que Sherlock se acalma, pede para que Watson arruma algumas coisas e vá buscar o sr. Culverton Smith, um fazendeiro habitante de Sumatra. O único que sabia poderia ajudá-lo. Antes do Dr. Watson partir em busca do fazendeiro, o doente pediu que ele chegasse antes de Smith.
Ao chegar na casa de Culverton, o fazendeiro nega à receber Watson em sua casa com porta maciça. Mas quando ele cita o nome “Sherlock Holmes”, o interesse do velho muda-se por completo. Enfim, o doutor convence o fazendeiro à ir até Holmes sozinho, pois ele tem outros “compromissos”.
Ao entrar no quarto de Sherlock Holmes, o doutor Watson contar a ele tudo o que disse à Smith, inclusive que ele já estaria chegando.
Rapidamente, Holmes diz para o amigo se esconder atrás da cabeceira de sua cama.
Após a chegada do sr. Culverton, eles tem uma conversa bem comprometedora, o fazendeiro admite que foi ele que matou o seu sobrinho, Victor Savage.
E para a surpresa do sr. Smith, o inspetor Morton entra no quarto e dá “voz de prisão” para o fazendeiro por assassinato de Victor Savage e por tentativa de