TRABALHO DO LIVRO Quem Grita Perde A Razao
(Livro de Luiza Ricota)
Resumo: Este livro trata de num assunto muito polêmico, delicado e que infelizmente sempre esteve presente no transcorrer da história da humanidade; entretanto com a crescente desigualdade social colabora com esta fonte geradora de violência crescente. Resumidamente, podemos dizer que a violência é um produto da social. O livro trata principalmente de trazer a compreensão dos conteúdos internos que envolvem o relacionamento entre casais que passam a se utilizar de práticas violentas na relação e da dificuldade de detectarem e de expressarem essa frustração. O livro também traz que a violência que existe não é somente a praticada nas ruas, mas também no modo como as pessoas (dando foco ao ambiente familiar) estabelecem seus vínculos e assim se relacionam. O livro ressalta bastante como a relação violenta se estabelece no relacionamento conjugal, e como esta tem o poder de influenciar na construção do equilíbrio emocional e da personalidade dos integrantes desta família. O que ocorre é que este indivíduo que cresce num ambiente familiar violento “reproduz o que tem registrado em si mesmo: violência. A violência oprime, instiga o medo, promove o abandono, controla a liberdade de comportamento e de conduta. É uma ferida emocional que compromete a auto estima, e o respeito por si mesmo”. (RICOTA LUIZA, 2002, P.12).
Este ambiente familiar violento influenciara de maneira direta nos relacionamentos atuais e futuros.
O Lar, entretanto, deveria ser o local que acolhe que traz conforto, segurança, afeto, quando este relacionamento forma-se baseado na ameaça, se perde a intimidade, pois esta só pode ser construída com confiança e respeito.
A autora classifica as características da violência familiar, que podem ser físicas (com danos aparentes); emocional ou psicológico (com danos subjetivos).
De acordo com a autora, a agressividade do relacionamento familiar nem sempre é consciente. Esta pode