Pablo Picasso
Escola Secundária de Montemor-o-Novo
Pablo Picasso
Ano Letivo
2013/2014
Biografia
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de La Santisima Trindad Ruiz Blasco Picasso y Lopez (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Nasceu na cidade espanhola de Málaga, no entanto, fez os seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente na França.
Segundo biógrafos, ao nascer foi considerado morto, pois após sair do ventre da mãe, o bebé não apresentou nenhum sinal de vida.
Depois do ocorrido no seu nascimento, a sua família quis garantir a proteção dos céus, no seu batismo, reuniu uma série de referências a santos protetores, por isso a razão de ter um nome tão grande.
Picasso passou por várias fases (Fase Azul – 1901; Fase Rosa – 1905; Fase Final), Cubismo (1907), Cubismo Analítico (1909), Cubismo Sintético (1911), Classicismo (1917), Surrealismo (1925), Anos de Guerra e pós Guerra, com características e elementos distintos de pintura, porém trabalhou também com cerâmica, esculturas e gravuras.
Fase Azul – 1901
Os quadros da fase azul caracterizam-se pelo quase mono cromatismo. As telas são realizadas em uma gama estreita de cores, variando em tons de azul e tons pastel. O tema é sempre a pobreza ou a morte. Os personagens são envolvidos por uma onda de solidão e desespero, os olhares são entristecidos, a pele pálida e os pés descalços.
Esta pintura é inspirada no suicídio do pintor Casagemas, amigo de Picasso. Morto pela desilusão amorosa, Casagemas é retratado abraçado àquela que parece ter sido a causa da sua desgraça, uma modelo que frequentava o atelier de ambos, Germaine.
Fase Rosa – 1905
A fase rosa é o retorno do artista à alegria da vida. Os tons azuis e a melancolia da