Trabalho do livro Liderança pra fazer acontecer
Curso de Administração
Disciplina – Bases do conhecimento Administrativo
LIVRO
Liderança para fazer acontecer
Por José Luiz Tejon
Editora Gente
Bragança Paulista – SP
2013
CAPÍTULO I – SOBRE O AUTOR
José Luiz Tejon é santista, nascido em 1952. Filho de mãe solteira que fugiu da Espanha para que seu pai não fosse morto, chegou na barriga de sua mãe com seis meses ao Porto de Santos. Com dificuldades na criação de seu filho, sua mãe o doa para um casal de trabalhadores imigrantes que não podiam ter filhos.
Tejon é tido no mundo todo como exemplo de superação. Com apenas cinco anos de idade sofreu um acidente doméstico. Sua mãe derretia um resto de cera para aproveitamento, foi então que a lata inflamou, e formou um fogo alto, para que não queimasse o teto, sua mãe adotiva chutou a lata pela porta, nesse mesmo momento, Tejon vinha correndo em direção à porta e então houve o choque dele, com a lata em chamas, foi então que seu rosto foi totalmente queimado pelo liquido fervente. Quem salvou sua vida foi uma vizinha que conseguiu apagar as chamas, com uma manta, enquanto sua mãe tinha as mãos em chamas também. Por pouco não ficou cego, mais alguns segundos, Tejon poderia ter morrido.
Superou tudo isso com o imenso amor de seus pais adotivos por ele, pela ajuda dos vizinhos. No entanto, o impacto das mudanças já eram uma constante ao longo de todo seu destino, desde a concepção no ventre materno, na fuga da mãe biológica, na adoção, na queimadura e plásticas de reconstituição facial, com a tecnologia que a época permitia, nos anos 50 e 60. Tomou centenas de anestesias fortes. Sofreu dores gigantescas. Como não podia sair do hospital no início do tratamento, iniciou seus estudos numa escolinha para crianças excepcionais, anexa à Santa Casa de Santos. Ali conviveu com as mais distintas crianças, cada uma diferente e com dificuldades especiais. Foi nesse ambiente que concebeu