Trabalho Do Filme Melancolia
10° período -noite
Nome da atividade: Trabalho sobre o filme Melancolia
Data da entrega: 11/09/2014
Nome da disciplina: Tópicos avançados em Políticas de Saúde e Clínica
Transcendendo as formas: indo em direção de uma simbolização.
O presente trabalho tem como intuito realizar uma articulação entre o filme “Melancolia” e os conceitos inerentes à Clínica da Urgência. Além disso, será discutido/analisado a estrutura clínica dos personagens principais: Justine, Claire e John.
Faz-se necessário explicar o processo da Clínica da Urgência, para posteriormente expor os seus conceitos sob o foco das cenas do filme. Assim sendo, é importante mencionar que a Clínica da Urgência é composta por etapas: Urgência Universal; Precipitação da Crise; Urgência Generalizada; Escuta; Urgência Subjetiva; Análise. Nos parágrafos a seguir será descrito o que ocorre em cada uma destas etapas.
A primeira etapa, a Urgência Universal, diz respeito às catástrofes internas que as pulsões impõem ao psiquismo. Este impacto repetitivo é universal, e ao ser recebido pelo aparelho psíquico passará por transformações, em outras palavras podemos dizer que o aparelho psíquico irá tratar esta atividade pulsional (que nunca consegue ser satisfeita completamente) com o fim de torná-la ato e/ou linguagem. Dessa forma, o aparelho psíquico será capaz de aliviar ou anular a tensão/angustia que a pulsão provoca, entretanto, para isto ocorrer deverá primeiramente encontrar duas saídas: na neurose haverá a formação de um sintoma (discurso da defesa) e na psicose haverá a inibição do processo de formação do sintoma (ocorre a criação de um delírio pois o psicótico, através da projeção, considera algo que lhe é interno como externo).
É válido lembrar que o tratamento pode vir a falhar, devolvendo o sujeito ao estado de angustia, a esta situação damos o nome de Precipitação da Crise, ou seja, quando o sintoma ou a metáfora fracassa: ocorre no momento em que a angustia não encontra