Trabalho didática
Na disciplina de Didática, acompanhamos a evolução histórica da ação docente, analisando em diferentes momentos os objetivos e finalidades da Escola, do Aluno, da Metodologia, da Avaliação e o Papel do Professor no processo de ensino-aprendizagem.
Refletimos o quanto é necessário e emergencial uma escola voltada para a transformação social e, que favoreça o desenvolvimento das diversas potencialidades humanas.
Toda esta análise trouxe como base a necessidade do planejamento do trabalho docente, que ao final do nosso estudo foi sistematizado com o detalhamento do Plano de Aula.
Frente às questões explicitadas, em grupos de 3 a 5 alunos, registrem um paper que discorra sobre a seguinte questão:
Qual o papel do professor no atual contexto educativo e social e, quais pressupostos podem embasar uma ação transformadora que consolide o aluno que pretendemos formar?
Formatações deste paper: Mínimo 1 lauda, máximo 2 laudas. Fonte Arial 12, espaçamento 1,5.
Atividade supervisionada de Pedagogia- Didática As tendências construtivista e sócio-interacionista têm enfatizado o papel do professor como mediador da relação dos alunos com o objeto de conhecimento. Segundo Coll & Colomina (1996), tradicionalmente deu-se mais importância às relações professor-aluno do que às relações que se estabelecem entre os alunos no decorrer das atividades escolares e às suas repercussões na consecução dos objetivos educacionais. Neste caso, o professor assume o papel de um mediador indireto que, coordenando as interações entre os alunos, coloca-os, de certa forma, também no papel de co-educadores em sala de aula. A importância desse papel é assinalada por Coll e Colomina (1996, p. 299): "... as relações entre os alunos podem chegar a incidir de forma decisiva sobre a consecução de determinadas metas educativas e sobre determinados aspectos de seu desenvolvimento cognitivo e socialização". Segundo estes autores, a interação entre