Educação na idade media
O Papel da Música na Educação Infantil
Regina dos Santos Machado
Prof. Darlene Angelita de P.dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED 0063) – Prática Educativa do Módulo II
17/01//2011
RESUMO
O trabalho descreve o tipo de educação musical que faz parte da realidade das escolas brasileiras e refletir sobre o papel da música na formação das crianças no contesto social e cultural. A musica e um instrumento pelo qual se adquire e transmite a cultura e a Educação. Também enfoca os principais proposta de freire em nossa realidade sócio-educativa.
Palavras-chave: Músicalisação. Brincadeiras e Atividades Artísticas.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir Trata-se do papel da música na educação infantil e suas influencias durante todo o processo de aprendizado.
Irá abordar também os elementos musicais básicos e as brincadeiras para promover o desenvolvimento do senso rítmico, do gosto pela música e do senso crítico.
Finalmente, apresenta propostas de Freire para a educação, e de nosso papel frente às transformações sociais e educacionais que se apresentam.
2 MÚSICALIZAÇÂO
Em primeiro lugar iremos buscar a compreensão da música dentro da cultura infantil, pois só teremos a sensibilidade de ensinar, com base no universo musical e cultural da criança, para formação de hábitos e atitudes de disciplina e condicionamento da rotina, através de brincadeiras, jogos e musicalisação. A música neste contexto deverá ser usada para atingir objetivos adequados à instrução e a formação infantil.
2.2 A MÚSICA COMO SUPORTE PARA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO.
A musicalisação deve ser um processo estimulado gradativamente através do aproveitamento natural do senso rítmico, com praticas regulares e orientadas, com respeito, valorização significativa de interação e apropriação de sons e de construção de sentidos para cada aluno, por meio de