Trabalho de Ética
ATIVIDADE AUTO-INSTRUCIONAL
ÉTICAS NAS ORGANIZAÇÕES
Daniel Alberto Mendes
ESTUDO DE CASO
Criação de uma loja verde Pensando na sustentabilidade a rede de supermercados Wal-Mart criou o projeto de uma loja verde, já enxergando a importância das ações de preservação do meio ambiente.
O projeto da loja se baseia em uma construção literalmente sustentável, por dentro e por fora.
Na composição da loja são utilizados materiais como pneu triturado proveniente de reciclagem controlada que deixam o concreto mais resistente. A medida ajuda a tirar do meio ambiente esse material que demora décadas para se decompor. Ainda do lado de fora, outra diferença. Uma das fachadas é feita com blocos de EPS, o popular isopor, ótimo isolante térmico. As tintas claras à base de água utilizadas nas paredes da unidade são menos poluentes, refletem calor e também ajudam a diminuir a temperatura interna. Tudo isso atenua a passagem de calor para o interior da unidade e ajuda a reduzir a energia que se gasta com ar-condicionado.
Do lado do dentro, as ações ambientais ficam mais visíveis. As lâmpadas fluorescentes, a iluminação LED encontrada em vários locais e o ar-condicionado inteligente, programado de acordo com o horário de funcionamento da loja, poupam metade de energia. Em relação ao uso da água, o quadro é o mesmo. O reuso da água da chuva, descargas a vácuo e os mictórios a seco são itens utilizados para economizar este bem do planeta. Para dar voz a essas ações, a rede varejista formou o "Pacto pela sustentabilidade", que tem o objetivo de propor a especialistas e fornecedores que assumam o compromisso de construir "uma cadeia de suprimentos do futuro".
No dia 22 de novembro foi inaugurada uma loja, no bairro da Granja Viana, em Cotia, Região Metropolitana de São Paulo, que foi batizada de loja Ecoeficiente. Nesta loja o Wal-Mart manteve uma área de preservação ambiental permanente,