resumo India
Uma das regiões com povoamento muito antigo foi a dos rios Indo, Ganges e Bramaputra.
Rio Indo e Rio Ganges
Rio Bramaputra
A CIVILIZAÇÃO HARAPENSE
Harapa
Por volta de 2800 a.C., no Vale do Rio Indo, surgiu a Civilização Harapense, cujos centros mais importantes eram as cidades de Harapa e Mohenjo-Daro. Sua economia era baseada em agricultura de irrigação e servidão (Modo de Produção Asiático ou Oriental), mas produzia também um artesanato magnífico, usando ouro, prata, marfim, bronze, além disso, faziam comércio, inclusive com a Mesopotâmia.
Ruínas de Harapa
Ruínas de Mohenjo-Daro
Artesanato
A escrita harapense era do tipo hieroglífica e utilizava tabletes de argila, mas ainda não foi decifrada.
Sua decadência se deu entre 1900 e 1300 a.C. e pode ter sido causada pela invasão dos Árias ou Arianos (indoeuropeus) ou por fatores endógenos (mudanças climáticas, longos períodos de seca, crise econômica, crise política).
CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA INDIANA OU VÉDICA
O pouco que se sabe sobre o início desse período é através dos hinos védicos transmitidos oralmente até serem completamente escritos em sânscrito no século VI a.C.
Árias ou Arianos
Os Arianos ou Árias eram povos pastores e nômades originários, provavelmente, do sul da atual Rússia e penetraram no Subcontinente Indiano por volta de 1500 a.C.
Apesar de serem em menor número do que os habitantes locais, eles dominaram a região, principalmente devido à superioridade militar (armas de bronze, arcos, carros de guerra) e formaram vários pequenos reinos no Vale do rio Ganges e próximo ao Himalaia.
Sua religião era politeísta e originou o Bramanismo ou Hinduísmo e, mais tarde, a sociedade de Castas que se baseia no carma:
- Brâmanes: Sacerdotes.
- Xátrias: Guerreiros (nobreza encarregada da administração e donos das terras).
- Vaixás: Comerciantes, artesãos e camponeses.
- Sudras: Servos (descendentes da população nativa que foi dominada pelos