Trabalho de t.i
Curso de Administração 1° Ano
Juan Carlos Spenazzatto
Karine Oliveira Abreu
Ludmila Rita Alves de Souza
Virtualização
Silvânia,
2012
Virtualização
Virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente. Com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso.
Em um ambiente computacional virtual, existem dois componentes principais: o hospedeiro e o convidado. O hospedeiro é o sistema operacional executado diretamente sobre o hardware físico ou servidor. Esse hospedeiro é o sistema operacional convidado, no entanto, não é tão restrito. O sistema operacional convidado é o ambiente computacional virtual que é executado sobre o sistema operacional hospedeiro como uma máquina virtual. Ao contrário dos sistemas hospedeiros mais tradicionais, é possível manter simultaneamente vários sistemas convidados.
Ferramentas da virtualização: Atualmente as ferramentas para esse tipo de trabalho são inúmeras, dentre elas as mais comuns são para a virtualização de desktops, podemos citar as mais conhecidas como a Microsoft Virtual PC, programa gratuito e de fácil uso, outro programa de uso extremamente fácil e gratuito é o Virtual Box, com sua licença GNU. VMware: O VMware, que usa o conceito da virtualização completa, uma característica do VMware é que ele tenta sempre que possível converter os comandos usados pelo sistema dentro da VM em comandos que o Host entenda e execute diariamente, ou seja, se dentro de uma VM o Windows tenta executar algum arquivo de som o VMware captura esses dados e o executa na placa de som do micro hospedeiro, como se fosse um programa qualquer. As empresas vêm utilizando não somente uma ferramenta de virtualização, mas várias até para solucionar problemas idênticos. Isso se deve