Trabalho de T.I
O uso da internet no trabalho para fins pessoais por funcionários não é raro e tem obrigado gestores a implementar medidas de monitoramento que nem sempre agradam os colaboradores. Mas, quem acessa conteúdos alheios à empresa precisa tomar cuidado. O controle dos computadores é legal e, caso seja identificada utilização indevida dos equipamentos ou da web, a direção pode demitir alegando justa causa.
A Internet traz inúmeras possibilidades de uso, porém para aproveitar cada uma delas de forma segura é importante que alguns cuidados sejam tomados. Além disto, como grande parte das ações realizadas na Internet ocorrem por intermédio de navegadores Web é igualmente importante saber e reconhecer os tipos de conexões existentes e verificar a confiabilidade dos certificados digitais antes de aceitá-los.
Os utilizadores nem sempre adotam as melhores práticas de segurança ao utilizar a Internet. A crescente complexidade dos sistemas informáticos e alguns métodos de desenvolvimento de software têm, além disso, aumentado a vulnerabilidade que os utilizadores não conseguem, muitas vezes, detetar ou eliminar. Acresce ainda o fato do cibercrime ter vindo a aumentar, sendo que muitos indivíduos exploram um conjunto de vulnerabilidade e empregam determinados métodos que têm tornado os ataques mais difíceis de prevenir.
O problema mais comum associado à utilização do Homebanking diz respeito à apropriação de informação confidencial por parte de pessoas mal intencionadas que, deste modo, utilizam a informação como se fossem os utilizadores genuínos. Apesar das medidas de segurança dos bancos não serem 100% seguras, a grande maioria de fraudes deve-se à má utilização do serviço por parte dos clientes.
Existem alguns problemas que podem surgir através das compras online,