trabalho de quimica= Cloreto de sodio
Utilizado para a produção de gás cloro e de sódio metálico, através da eletrólise ignea. Produção de soda cáustica, a partir da eletrólise aquosa.
Carbono de sódio: É um sal branco e translúcido. Ele endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratos, pode ser produzido por cristalização adequada de seus depósitos naturais (trona; natro; ranksita; pirsonita e gailussita).
Bicarbonato de sódio:
O bicarbonato de sódio ou hidrogenocarbonato de sódio, é composto de fórmula NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino
Hidróxido de sódio:
NaOH é um dos dez mais importantes produtos químicos inorgânicos em termos da quantidade produzida. É usado na indústria na fabricação de papel, tecidos, detergentes e biodiesel. Apresenta uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e pias, pois dissolve gorduras.
Nitrato de sódio:
O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento químico. Solúvel em água, álcool e amônia líquida.
Sulfato de sódio:
O sulfato de sódio é um sal de fórmula química Na2SO4, sendo o sal de sódio do ácido sulfúrico.
Tiossulfato de sódio:
É frequente a grafia de tal sal como tiosulfato, também chamado erradamente de hipossulfito de sódio (ver nota abaixo), que na forma anidra tem fórmula Na2S2O3, tem aspecto sólido cristalino, de cor branca e é utilizado na indústria fotográfica (daí seu arcaico nome de "hipo dos fotógrafos") na formulação de banhos fixadores. Também é utilizado em curtumes, nos processos de curtidura ao cromo.
Bórax:
O bórax, também conhecido como Borato de sódio ou Tetraborato de sódio é um mineral, um sal hidratado de sódio e ácido bórico. Facilmente solúvel em água, é frequentemente formado na natureza como evaporito.