trabalho de e.m.c
A adolescência vem da expressão do latim adolescer, que tem como significado desenvolver-se ou alcançar maturidade (Houaiss, 2001). Estas é um período da vida que se situa entre a infância e a juventude.
São vários os autores que delimitam as idades na adolescência. A OMS, define a adolescência como esta sendo uma etapa compreendida entre os 15 e os 19 anos de idade (costa, 2000).
Para além de surgirem alterações físicas no corpo, como o aumento do peito, alterações hormonais, engrossamento da voz por parte dos homens, assim como outras modificações (canella, 1998). O mesmo autor refere ainda que é nesta fase que surge o acto sexual, com o intuito de suprimir necessidade como aliviar a angústia, serem aceitas perante o parceiro, eliminar carecias de afecto, manifestarem a sua rebeldia e inconformismo e obter um maior grau de independência. Osório (1992), refere que muitas vezes a sexualidade surge como forma de afirmação.
O que é gravidez na adolescência
Denomina-se gravidez na adolescência a gravidez ocorrida em jovens de até 19 anos, que se encontra, portanto em pleno desenvolvimento dessa fase – a adolescência, e não estão preparados para encarar uma gravidez.
A gravidez na adolescência é quase sempre uma gravidez não planejada e, por isso, indesejada. Desde 1970 a incidência de casos tem aumentado significativamente, ao mesmo tempo em que tem diminuído a média de idade das adolescentes grávidas.
Enquanto isso, a taxa de gravidez em mulheres adultas está caindo. Em 1940, a média se filhos por mulher era de seis. Essa média, calculada no ano 2000, caiu para 2,3 filhos, para cada mulher. Porém o mesmo não acontece com as adolescentes.
Gravidez na adolescência
Focalizamos agora a nossa atenção na gravidez na adolescência, esta tem diversas implicações, tanto a nível biológico, familiar, social, pessoal e económico. Esta atinge o indivíduo na medida em que este tem dificuldade em se desenvolver perante a