Sexualidade
Ministério da Educação
TRABALHO INVESTIGATIVO DE E.M.C
TEMA:
A SEXUALIDADE
República de Angola
Ministério da Educação
TRABALHO INVESTIGATIVO DE E.M.C
TEMA:
A SEXUALIDADE
Elementos do grupo nº 1
Adelina Vitória..........................Nº 2
Albina Gomes...........................Nº 3
Alexandrina da Rocha...............Nº 4
Ana Firmino..............................Nº 6
Ana Júlia Pereira.......................Nº 5
Bruno Castelo Branco...............Nº 9
DEDICATÓRIA
Dedicamos aos nossos Pais e aos nossos irmãos e amigos e colegas...
AGRADECIMENTO
Agradecemos a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para a realização deste trabalho.
Um agradecimento especial...
Aos colegas e amigos pelo estímulo e constante incentivo;
Ao Professor pelo acompanhamento e orientação; e, finalmente, aos nossos Pais, a quem dedicamos este trabalho, pelo apoio e amizade prestados.
INTRODUÇÃO
Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.
Teoricamente, a sexualidade assim como a conhecemos, inicia-se juntamente à puberdade ou adolescência, o que deve ocorrer por volta dos 12 anos de idade. Entretanto, em prática, sabemos que não se configura exatamente desta forma.
O termo “sexualidade” nos remete a um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes contraditório. Pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diferentemente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.
A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.