trabalho de vidraria
FUNÇÕES DE VIDRARIAS
Profª _______________
Nome do aluno
Cuiabá – 2009
Introdução
Este trabalho tem o intuito de apresentar os diversos tipos de vidros utilizados em laboratórios.
Os laboratórios, tanto de Química quanto de Física e Biologia, fazem uso destes instrumentos, chamados de Vidrarias.
As vidrarias são, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele.
Sem as vidrarias os laboratórios não serviriam de nada, pois é essencial para fazer testes. Por isso será citado os tipos de vidrarias e a importância de cada um.
VIDRARIAS
TIPO DE VIDRARIA
FUNÇÃO
FIGURA
BECKER
É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o Bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.
BICO DE BUNSEN
É a fonte de aquecimento utilizada no laboratório. Não devem ser utilizadas substâncias inflamáveis.
BURETA
É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.
TIPO DE VIDRARIA
FUNÇÃO
FIGURA
KITASSATO
Utilizado em conjuno com o funil de buchner em filtrações a vácuo.
CONDENSADOR
É um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. Os mais comuns são os de Liebi, como o da figura. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.
ESPÁTULA
É usada para transferir substâncias sólidas. Por ser feita de metal, ela não deve ser utilizada para agitar substâncias – as baquetas dever ser utilizadas nesses casos.
FUNIL COMUM
Ele é feito de vidro (alguns autores o chamam de funil de vidro) e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio de um filtro de