Trabalho sobre as principais vidrarias
São em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, as vidrarias de laboratório devem ser tratadas com o maior cuidado possível, principalmente porque o vidro utilizado é mais trabalhado que quaisquer outros vidros, por isso mais caros. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseio das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
A leitura do menisco
O menisco é a curva vista na parte superior de um líquido em resposta ao seu recipiente, e pode ser côncavo ou convexo. Um menisco côncavo (água em vidro) ocorre quando as moléculas do líquido são mais fortemente atraídas pelas moléculas do recipiente (força de adesão) do que pelas próprias. Um menisco convexo (mercúrio em vidro) é produzido quando as moléculas do líquido são mais fortemente atraídas pelas outras de mesma origem (força de coesão) do que pelas moléculas do recipiente. Em alguns casos, o menisco pode aparecer plano (água em alguns plásticos).
Ao realizar a leitura do volume de um líquido em um recipiente com menisco, como um cilindro graduado ou balão volumétrico, é importante que a medição considere o menisco. Meça de modo que a linha que você esteja lendo esteja se baseando no centro do menisco. Para a água e a maioria dos líquidos, essa medição é realizada na parte inferior do menisco. Para o mercúrio, faça a medição da parte superior do menisco. Em ambos os casos, você estará medindo com base no centro do menisco.
Importantes Vidrarias:
Pipeta Volumétrica: Usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida.
Proveta Graduada: Serve para medir e transferir volumes de líquidos. Não pode ser aquecida.
Pipeta Graduada: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida
Balão Volumétrico: