TRABALHO SOBRE VIDRARIAS
Trabalho sobre vidrarias
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
CÂMPUS – CURRAIS NOVOS
CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ALIMENTOS 1ª SÉRIE
BIANCA RAFAELA JAIANNY APARECIDA MARCOS VINÍCIUS
AULA PRÁTICA 01: MEDIDAS DE VOLUME, CUIDADOS E LIMPEZA DE VIDRARIAS.
CURRAIS NOVOS
FEVEREIRO/2014
INTRODUÇÃO
As vidrarias de laboratórios são subdivididas em duas classes, volumétricas e gerais. São classificadas como volumétricas todas as vidrarias que possibilitam a medição precisa de reagentes, geralmente no estado líquido. Já as gerais são usadas para dissolver substâncias, preparar soluções, efetuar reações. Essas vidrarias não são indicadas para medição, porém apresentam escala graduada para que o técnico possa ter uma noção de quantidade.
OBJETIVO
O objetivo desse trabalho é apresentar algumas vidrarias que foram usadas na aula prática para medir o volume de alguns líquidos e a precisão de determinadas vidrarias. Informaremos também alguns cuidados ao lavar e manusear algumas vidrarias.
MATERIAL E MÉTODOS
Foram utilizados durante a aula:
A proveta, que é empregada nas medições aproximadas de volumes líquidos. Vimos que para fazer uma medição em uma proveta devemos estar certo que a linha esteja exatamente em cima do menisco para que não haja uma grande diferença do valor esperado.
O erlenmeyer, que é utilizado em titulações, aquecimento de líquido e realização de reações químicas, juntamente com a bureta na hora de uma análise. O seu formato é triangular o que ajudar na hora de realizar misturas ao centrifugá-lo, não permitindo que a substância escape.
O béquer, que também é bastante usado em laboratório e tem por finalidade dissolver substâncias já pesadas, preparar soluções com o auxilio de um bastão de