Nova Rússia (Blumenau - SC)
A região foi colonizada por imigrantes alemães e prussianos (originando o nome do local) que tentavam viver de caça e da agricultura de subsistência, mas devido ao relevo acidentado, impróprio para o cultivo, não despertava o interesse dos colonizadores que começaram a aproveitar a floresta como fonte fornecedora de madeira para os engenhos da cidade, exploravam o palmito comercializando para as fábricas de conservas da região e também, continuavam a praticar a caça. Com a descoberta de minérios (prata, ouro e chumbo) a região sofreu uma intensa exploração de multinacionais norte-americanas, espanholas e argentinas ligadas aos setores madeireiros e de mineração.
No final da década de 1940, poucos minerais restavam devido à intensa exploração e não houve mais interesse pela região. Com esse isolamento, as famílias tiveram que sobreviver da caça, da pecuária de subsistência e da venda de terras. Poucas famílias resistiram na região e, este fator foi positivo para garantir a conservação de muitas áreas naturais existentes no local, que possui a maior área de Mata Atlântica contínua do Vale do Itajaí, a quinta maior do estado, além de possuir a maior bacia hídrica do município.
Atualmente, a comunidade local caracteriza-se por pequenas propriedades de agricultores que dedicam parte de seu tempo em atividades profissionais nas indústrias de Blumenau ou em outras atividades na cidade e que relegaram a produção rural a segundo plano. As poucas famílias (rurais) residentes na localidade preservam, ainda, alguns costumes coloniais, a maioria fabrica pão caseiro, geléias, derivados do leite, cultivam hortaliças, frutas entre outros.