TRABALHO DE UNHAS
As unhas dos nossos pés
As unhas são consideradas uma forma alterada da epiderme (a camada superior do tecido da pele), endurecida por uma proteína chamada queratina. Protegem a ponta dos dedos das mãos e dos pés e não têm vida. Apesar de não terem terminações nervosas, estão acomodadas em tecidos sensíveis (existem cerca de 17 000 receptores de toque na mão; a maioria situa-se nas pontas dos dedos). Isto permite que as unhas sintam a mínima vibração ao tocarem num objecto.
Onicólise
Deslocamento da unha desde o canto, ficando presa só pela raiz. A unha levantada torna-se esbranquiçada.
Unha encravada
É uma infecção frequente, arrastada, dolorosa e incomodativa da unha do dedo grande do pé. A unha enterra-se na pele e inflama.
Onicomicose
Infecção por fungos nas unhas.
Onicopatia
Você sabia que as unhas podem revelar pistas sobre sua saúde geral? Um toque de branco aqui, um tom rosado ali, alguma ondulação ou nódulos podem ser um sinal de doença no organismo. Problemas no fígado, pulmões e coração podem aparecer em suas unhas. Continue lendo para saber que segredos suas unhas podem revelar.
UNHA PÁLIDA
ou brancas são, por vezes, associadas ao envelhecimento. Mas elas também podem ser um sinal de doenças graves, tais como:
* Anemia
* Insuficiência cardíaca congestiva
* Doença hepática
* Desnutrição
UNHAS BRANCAS
Se as unhas são majoritariamente brancas com bordas escuras, isso pode indicar problemas no fígado, como hepatite. Nesta imagem, você pode ver que os dedos também são amarelados, outro sinal de problemas no fígado.
UNHAS AMARELAS
Uma das causas mais comuns de unhas amarelas é uma infecção fúngica. À medida que a infecção se agrava, o leito pode retrair-se e as unhas podem engrossar e cair. Em casos raros, unhas amareladas podem indicar uma doença mais grave como a tireóide, doenças pulmonares, diabetes ou psoríase.
UNHA AZULADA
Unhas com uma tonalidade azulada podem significar que o corpo não está recebendo oxigênio