Malformações congénitas e adquiridas
Introdução
Introdução
Vou dar inicio ao trabalho de malformações congénitas e adquiridas, na qual irei mencionar as definições , imagens, tratamentos, como prevenir, e precauções dos vários tipos de doenças das unhas.
Espero que goste!
Malformações congénitas Malformação congénita é uma condição presente ao nascimento onde a hereditariedade não pode ser imediatamente excluída e não está necessariamente causando a anomalia que se apresenta. Pode ser definida portanto como qualquer defeito na constituição de algum órgão ou conjunto de órgãos que determine uma anomalia morfológica estrutural presente no nascimento por causa genética , ambiental ou mista.
Essa definição abrange todos os desvios em relação à forma, tamanho, posição, número e coloração de uma ou mais partes do corpo capazes de ser averiguadas macroscopicamente ao nascimento e/ou por ser discreta que não tenha sido verificada na ocasião em que a criança nasceu e só se manifeste clinicamente mais tarde.
Nesse sentido não se distingue de "erros inatos do metabolismo" ou "enfermidades genéticas" no sentido amplo de desvios do estado de saúde devido total ou parcialmente à constituição genética do indivíduo, embora a condição de deficiência (handicap), mesmo associado às malformações graves (com perda de função da área afectada) não correspondem exactamente à noção de ausência de saúde.
Anoniquia É uma malformação congénita das unhas caracterizada pela ausência de unha.
Paquioniquia Desordem hereditária caracterizada por espessamento das unhas das mãos e dos pés. Várias variantes clínicas têm sido descritas. Pacientes apresentam ao nascimento ou durante o primeiro ano de vida, hipertrofia e descoloração marrom-amarelada das unhas, em alguns casos associadas com Hipe queratose hiponíquia e do leito