Ergonomia, saude, segurança e higiene na estética
Trabalho de Ergonomia, Higiene, Saúde e Segurança no trabalho
Assunto: Fatores de risco e maneiras de prevenção na profissão de manicura e pédicure
Alunas:
Danielle Tatini
Liliane Barbosa
Elena Pelenita
Sara Barata
Índice
* O que é ser manicure e pedicure * História da profissão * Ergonomia, Higiene, Segurança, saúde no trabalho e sua relação com o trabalho de manicura e pedicura. * Materiais necessários para Manicura e pédicure * Sequência de embelezamento de mãos * Riscos associados a manicura * Sequência de embelezamento de pés * Riscos associados a pédicure * Pontos importantes a salientar * Epi’s * Esterilização
Manicura e Pédicure
A manicura e pédicure são tratamentos e cuidados específicos realizados nas mãos e pés, respetivamente e estão intimamente relacionados com a beleza e saúde. Logo são tratamentos importantes por questões de imagem como também por motivos de saúde, porque estes são um reflexo do estado do nosso organismo.
Estes tratamentos tratam das unhas, as peles e delineiam as unhas de forma a embelezar, e ainda aplicam vernizes. Nesta aplicação de vernizes, podemos encontrar trabalhos de “artistas” em que a aplicação e conjugação de cores e brilhos dão uma nova dimensão à unha. A esteticista deve ter os conhecimentos e a aptidão para realizar bem os tratamentos de manicura e pédicure.
História da profissão
A beleza e a imagem pessoal, desde tempos bem antigos, têm sido uma preocupação de homens e mulheres.
Já na Antiguidade existia esse cuidado em relação às roupas, aos adornos, ao corpo, ao rosto, aos cabelos e até às unhas.
Embora seja difícil afirmar como eram os hábitos das pessoas num período tão distante, os historiadores da moda – ou seja, quem estuda a trajetória da moda e como ela foi mudando ao longo do tempo – nos ensinam que os babilônios, que tinham o costume de implantar ouro sólido nas unhas, estão entre os primeiros