Ergonomia
NA PROFISSÃO DO ESTETICISMO
UNIÃO EUROPEIA
Fundo Social Europeu
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
AMBIENTE GABINETE
1 2 3
ORGANIZAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO
4
DEVERES E OBRIGAÇÕES
5
IMAGEM DO TÉCNICO RECEÇÃO DO CLIENTE RECEÇÃO DO CLIENTE (CONTINUAÇÃO) POSTURA DO PROFISSIONAL
6 7 7.1 8 8.1 9 10 11 12 13
POSTURA DO PROFISSIONAL POSTURA CORRETA ALONGAMENTOS BENEFÍCIOS DE ALONGAMENTO TÉRMINO DO ATENDIMENTO CONCLUSÃO
A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA PARA PROFISSIONAIS
DA BELEZA E ESTÉTICA
Atualmente a preocupação com a saúde dos profissionais na área da Estética é muito grande. O ser humano no seu dia a dia, está cada vez mais exigente, e quer fazer mais com menos esforço. Geralmente, no decorrer do exercício profissional, observa-se que o profissional de estética, cuida da saúde de outros, o que não faz para si próprio. Dessa forma, cada vez mais se torna necessário investigar os fatores ergonómicos que afetam a integridade física e/ou mental dos profissionais em centros de estética.
Este trabalho teve por objetivo ensinar o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. Espera-se divulgar a importância do autocuidado para os profissionais da
Estética no que diz respeito à ergonomia.
1
AMBIENTE
Algumas recomendações para os postos de trabalho:
Alternância postural: o mobiliário deve ser regulável, adequando-se aos diferentes pesos e alturas dos usuários. Mesas, cadeiras para uso de computadores e marquesas devem possuir regulagens simples e estar em locais de fácil acesso, que permitam a mudança da postura ao longo da jornada de trabalho.
Como também as marquesas que devem ter espaços suficientes para que o profissional possa transitar sem tocar no cliente.
Plano de digitação: deve coincidir com a altura do cotovelo. O braço deve fazer com o antebraço um ângulo igual ou maior do que 90 graus. Punho neutro: deve-se