Trabalho De Toxicologia
As analises toxicológicas são empregados com as, mas variadas finalidades,no espaço forense ou medico legal, na monitoração terapêutica ou acompanhamento do paciente submetido a tratamento prolongado com medicamentos, na monitoração biológica da exposição ocupacional às substancias químicas, no controle anti-dopem em competição esportivas, no diagnostico da intoxicação aguda ou crônica em emergência medica, entre outros.
Aspectos gerais
A monitoração terapêutica (MT) tem como finalidade a determinação sistemática ou periódica do fármaco em fluidos biológicos, principalmente no sangue, para assegurar a eficácia sem o risco de intoxicação, sendo utilizada também para a correção de dose. É um exame útil principalmente em usuários de medicamentos de faixa terapêutica estreita, ou seja, naqueles onde os valores da concentração terapêutica têm frágil distanciamento da faixa tóxica; quando é necessário alterar a dose tanto aumentando quanto diminuindo e observar os efeitos correspondentes; quando é necessário introduzir novos medicamentos numa farmacoterapia e é necessário avaliar possíveis interações medicamentosas, entre outras situações.
A monitoração terapêutica proporciona uma serie de benefícios para os pacientes que necessitam de terapias específicas. A resposta terapêutica – dependente das características genéticas do paciente – resulta em maior adesão ao tratamento devido à diminuição dos efeitos tóxicos.
Os resultados obtidos na monitoração terapêutica indicam a necessidade da adoção de medidas quando se tem uma resposta insuficiente nas doses habitualmente usadas, seja ela ocasionada pela falta de colaboração do paciente; alteração do estado fisiológico e/ou patológico, associação de medicamentos, ou ao contrário, quando se tem uma resposta além da esperada, na qual o paciente pode apresentar os efeitos tóxicos do medicamento. Enfim, a prática da MT de fármacos só tende a proporcionar benefícios ao paciente,