trabalho de TID
ENGENHARIA CIVIL
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
ITABUNA-BA
2013.2
REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho submetido à professora Claudia para obtenção de nota para a I e II unidade da disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido do curso de engenharia civil da faculdade de tecnologia e ciências.
ITABUNA-BA
2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 5
2.PESQUISAS E TECNOLOGIAS 6
3.REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS NO BRASIL 7
4.PROBLEMA 8
5.HIPÓTESE 9
6.JUSTIFICATIVA 10
7.OBJETIVO GERAL 11
7.1OBJETIVOS ESPECÍFICOS 11
8.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
1. INTRODUÇÃO
A primeira aplicação significativa de entulho só foi registrada após a segunda guerra mundial, na reconstrução das cidades Europeias, que tiveram seus edifícios totalmente demolidos e os escombros ou entulho resultante foi britado para produção de agregado visando atender á demanda na época. Assim, pode-se dizer, que a partir de 1946 teve início o desenvolvimento da tecnologia de reciclagem de entulho da construção civil.
A preocupação com resíduos de maneira geral é relativamente recente no Brasil. Diferente de países como os EUA onde no final da década de 1960 já existia uma política para resíduos.
No Brasil ainda está em discussão uma legislação mais abrangente sobre resíduos e o Programa Brasileiro de Reciclagem ainda não saiu do papel. Apesar de algum avanço na reciclagem de resíduos domiciliares, obrigatoriedade de recolhimento de pneus e baterias, certamente ainda longe de políticas mais abrangentes como a política do governo dos EUA de compra preferencial de produtos ambientalmente saudáveis, que privilegia produtos contendo resíduos ou da abrangente política da Alemanha. A reciclagem de resíduo de construção e demolição (RCD) vem da Antiguidade.