TID 4 Aprimoramento da m o de obra na constru o civil trabalho
Engenharia Civil
Alexandro; Caique Leite; Filipe Levita;Francisco Antunes; Suellen Sabino; Victor Mendes;
Aprimoramento da mão de obra na construção civil.
Itabuna Junho
2015
Alexandro; Caique Leite; Filipe Levita;Francisco Antunes; Suellen Sabino; Victor Mendes;
Aprimoramento da mão de obra na construção civil.
Itabuna Junho
2015
1. INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto a produtividade da mão de obra na construção civil pode ser melhorada com o aprimoramento e qualificação dos profissionais da construção.
Veremos os problemas gerados devido à desqualificação da mão de obra e o adicional no custo que pode representar de 50% ou mais no valor total da obra.
Por décadas a mão de obra na construção civil foi vista como trabalho pesado, braçal e de baixa escolaridade, não necessitando de aprimoramento e qualificação profissional. A partir da década de 90 vem sendo feito trabalhos e pesquisa para analisar e mostrar os benefícios com a reeducação profissional, proporcionando maior produtividade, eficiência e menor custo. Sabendo-se que a construção civil movimenta mais de 18% do PIB, é de fundamental importância aprimorar os serviços de mão de obra para reduzir custo e aumentar a produtividade.
Como o surgimento de novas tecnologias e concorrência acirrada no mercado de trabalho não é diferente com a construção civil, a cada dia exige-se mais qualificação, redução de custo e eficiência no trabalho desenvolvido, gerando maior segurança no campo para os trabalhadores, seguindo todas as Normas de segurança e saúde do trabalho na construção civil, para evitar acidente, reduzindo automaticamente custo com afastamento, indenizações, medicamentos e perca da mão de obra.
A segurança e a saúde do trabalho baseiam-se em normas regulamentadoras descritas na Portaria 3214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Entre essas normas, a NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na